Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Desafio do hospital é selecionar e reter profissionais de backoffice altamente especializados, além de buscar equipe clínica de excelência
por editorial GesSaúde
Construir o quadro de colaboradores de uma organização de Saúde não é tarefa fácil. De um lado, há uma demanda por profissionais de backoffice altamente especializados; do outro, a busca por equipe clínica de excelência. Cada um, em seu espectro de atuação, deve contribuir para que o objetivo do hospital – o cuidado ao paciente – seja atingido sem intercorrências. É a equipe que faz a diferença para que a organização se mantenha relevante e competitiva no mercado de Saúde.
Seleção de profissionais como ferramenta estratégica para a maturidade de gestão hospitalar
Fica a cargo da gerência de recursos humanos a complexa tarefa de não somente selecionar, como também reter os profissionais que cumpram os requisitos necessários. Essa tarefa é facilitada quando se tem em mente as necessidades específicas de conhecimentos e competências do time do hospital.
Essas duas palavras podem, até mesmo, serem usadas como sinônimos, mas representam coisas diferentes. Conhecimento é tudo aquilo que pode ser apreendido intelectualmente, o que está ligado à profissão e atividade. Competências está ligado a um conjunto de habilidades desenvolvidas pelo sujeito à medida que ele amadurece.
Conhecimentos
Os conhecimentos podem ser caracterizados de três formas:
Competências
Além dos conhecimentos, as competências também são importantes para selecionar o perfil de profissional para cada área do hospital. Elas podem ser medidas por sete tipos:
Para que uma instituição de Saúde funcione de forma orgânica, é preciso contar com profissionais competentes e engajados. O gestor deve manter o direcionamento dos processos sempre alinhado com a motivação das equipes e aferindo o perfil de cada colaborador dentro das tarefas.
Saiba mais:
Da contratação à avaliação periódica: o papel do líder na gestão de pessoas
CEO: verdadeiro líder não delega gestão de pessoas só ao RH
Transformação digital exige ampliar foco do profissional de Saúde para promoção e prevenção
Foto: Depositphotos
1 de fevereiro de 2018 | Atualizado dia 16 de outubro de 2018
A continuidade do planejamento estratégico acontece nos níveis tático e operacional, em que a atuação das pessoas de forma engajada…Leia mais.
Com a empresarização do setor, dominar o planejamento estratégico é requisito básico; Desdobrá-lo em ações e ampliar o engajamento se…Leia mais.
Na Saúde, o crescimento profissional está ligado à capacidade de entregar resultados acima da média de maneira contínua e consistente…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos