Voltar

O grande erro que impede seu crescimento profissional

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Na Saúde, o crescimento profissional está ligado à capacidade de entregar resultados acima da média de maneira contínua e consistente

Por Roberto Gordilho

O mercado de Saúde vive um processo de transformação empresarial cada vez mais acelerado. As organizações entenderam que precisam de sustentabilidade para se manterem no jogo: novos players estão chegando com propostas inovadoras e serviços que atendem ao novo perfil de consumo da nossa sociedade. Tudo isso reflete diretamente na expectativa da alta gestão em relação a seus líderes e gestores. Afinal, é preciso entregar resultados para contribuir com o desenvolvimento do negócio e, assim, construir seu crescimento profissional.

Um grande desafio dos profissionais nesse sentido está no entendimento do resultado que deve ser entregue. Afinal, as empresas estão focadas cada vez mais em sustentabilidade e crescimento empresarial, ou seja resultados financeiros. A regra básica: é preciso ter sustentabilidade e lucro. E esse é um grande desafio para os gestores na Saúde: ter a clareza de qual resultado entregar

Resposta: resultados qualitativos, quantitativos e financeiros!

Uma questão importante é que volume de trabalho e somatório de tarefas não são resultados. Eles fazem parte do conjunto de ações que, de fato, vão construir o resultado. É isso que qualquer negócio busca, um serviço de qualidade, equilíbrio e sustentabilidade das finanças. Todas as áreas têm a responsabilidade de prestar um serviço de qualidade e contribuir com o lucro, seja através do aumento da receita e/ou redução das despesas.    

Então, um grande desafio que atrasa o crescimento profissional é confundir a soma de tarefas com resultado. Qualidade assistencial, segurança e produtividade, por exemplo, são importantes, mas representam meios para alcançar a sustentabilidade e o resultado financeiro. A retórica vale para qualquer área:

  • Áreas fim: possuem receita e despesa. O gestor dessas áreas precisa maximizar o trabalho de forma a garantir o equilíbrio entre receita e despesa. 
  • Áreas meio: possuem orçamento e despesa. Essas áreas de suporte devem se preocupar com a proporção entre o benefício gerado e o orçamento previsto.

Então, é importante buscar junto aos departamentos responsáveis informações sobre a composição dos custos de sua área e passe a gerenciá-la com foco no aumento dos  resultados financeiros.

Então, é importante buscar junto aos departamentos responsáveis informações sobre a composição dos custos de sua área e passe a gerenciá-la com foco no aumento dos  resultados financeiros.

Gestão

No entanto, não basta apenas conhecer os custos da operação de sua área. Para gerar resultados financeiros, é crucial aplicar as metodologias de gestão, que envolvem organizar pessoas, tecnologia e processos em prol da sustentabilidade e crescimento do negócio. Afinal, além do desafio de identificar claramente qual resultado entregar, muitos profissionais ainda acreditam que podem agir isoladamente. 

Todo o fluxo de atividades deve convergir em benefícios e valor agregado para os  clientes. As pessoas, por sua vez, devem ocupar posições e assumir atividades que estão relacionadas aos seus perfis pessoais e habilidades técnicas. E para que tudo funcione com eficiência (menos energia gerando mais resultado), a tecnologia deve amparar os processos e a execução das tarefas.


26 de maio de 2022 | Atualizado dia 26 de maio de 2022


ÚLTIMAS POSTAGENS

Estratégia Empresarial

Planejamento tático e operacional: a importância de envolver pessoas

A continuidade do planejamento estratégico acontece nos níveis tático e operacional, em que a atuação das pessoas de forma engajada…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Entenda como o planejamento é importante na Saúde

Com a empresarização do setor, dominar o planejamento estratégico é requisito básico; Desdobrá-lo em ações e ampliar o engajamento se…Leia mais.

Carreiras

O grande erro que impede seu crescimento profissional

Na Saúde, o crescimento profissional está ligado à capacidade de entregar resultados acima da média de maneira contínua e consistente…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos