Voltar

Planejamento estratégico é responsabilidade de todos

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


    Todos os envolvidos na operação do negócio devem ter acesso ao planejamento estratégico para melhor implantá-lo

    Por Roberto Gordilho

    Em muitas organizações de Saúde é tradicional que o planejamento estratégico seja acessado apenas pela alta diretoria. Dessa forma, porém, os colaboradores das diversas áreas não compreendem os objetivos, metas e missão da instituição. Ou seja, se o planejamento estratégico é visto como uma lei que existe para direcionar a ação de toda a organização, ele deve ser compartilhado com as demais pessoas responsáveis pela operação.

    Assim, esse tipo de mudança da cultura organizacional permite, inclusive, que os demais profissionais possam refletir ideias que podem melhorar a gestão. Aliás, é uma uma grande oportunidade de melhoria, uma vez que o compartilhamento do planejamento estratégico reflete se a instituição está alcançando seus objetivos. Além disso, é preciso que o gestor compreenda que nem todas as pessoas estão engajadas em buscar o mesmo resultado. E o acesso do planejamento estratégico permite o conhecimento do que a instituição pretende alcançar.

    O últimos meses de cada ano são voltados para a construção dessa estratégia. Dessa forma, é o momento em que a organização elabora os planos estratégicos. E assim, torna-se ainda mais importante o compartilhamento do planejamento com toda a organização. Sendo assim, o planejamento estratégico precisa ser desdobrado em em metas e objetivos nos mais variados níveis de gestão. Porque, caso contrário, cada pessoa vai contribuir de forma distinta dos objetivos do negócio.

    Compartilhamento

    É para isso que serve um planejamento: alinhar todos os recursos humanos no sentido de buscar o mesmo resultado. Dessa forma, se a sua instituição ainda é daquelas que elabora o planejamento estratégico e esses fica só na diretoria, é preciso mudar o mindset.

    É preciso envolver todas as pessoas que estão na organização na busca do objetivo e para executar as  estratégias de alcance dos resultados. É importante que o gestor compreenda que todos devem ter acesso a todas as informações que são fundamentais para o melhor desempenho dos trabalhos.


    27 de fevereiro de 2020 | Atualizado dia 27 de fevereiro de 2020


    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Gestão de Pessoas

    Liderança: seja exemplo e se destaque na Saúde

    A liderança pelo exemplo amplia a confiança e inspira pessoas a crescerem dentro da organização de Saúde Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

    Carreiras

    Quer se destacar? Aplique e domine a gestão por processos

    Gerenciamento orientado à estratégia da organização e visão orgânica, são alguns dos ganhos com a gestão por processos Por Editorial…Leia mais.

    Carreiras

    Domine a gestão do tempo para se destacar na Saúde

    A gestão do tempo está relacionada ao planejamento e execução de prioridades na carreira e cotidiano da Saúde Por Editorial…Leia mais.

    Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos