Voltar

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


    De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes

    Por Roberto Gordilho

    Na Saúde, assim como nos demais setores do mercado, toda empresa precisa elaborar uma estratégia. Porém, mais que isso, é preciso salientar que a liderança máxima da organização de Saúde precisa compartilhar o plano estratégico com os demais profissionais. Isso porque os resultados são fruto da contribuição de muitas pessoas. E essa estratégia permite a redução de erros e o aumento da taxa de acertos durante a operação da instituição de Saúde.

    O plano estratégico é resultado de um processo sistemático, de avaliação e definição da estratégia. Assim, esse processo sistemático é chamado de planejamento estratégico. Trata-se de um momento em que a alta gestão da organização de Saúde se reúne para repensar e definir a estratégia da organização. Por isso, o resultado do planejamento estratégico é o plano

    estratégico. Porém, apesar de parecer simples, existem desafios na sua construção:

    • Primeiro:  o plano estratégico é uma atividade que envolve revisão e redefinição da ideologia da organização. Dessa maneira, a  missão visão e valores não devem mudar com tanta freqüência. E, por isso, o plano estratégico pode ser mais ou menos estável;
    • Segundo: o plano estratégico envolve a definição de visão de futuro da organização. Assim, o gestor deve pensar no futuro e três dimensões:  curto, médio e longo prazo. Por exemplo, 12, 36 e 60 meses estabelecidos para que a organização chegue até os objetivos e metas. 
    • Terceiro: e para chegar lá o gestor precisa analisar os ambientes interno e externo. Além disso, é necessário considerar a atuação de concorrentes no mercado. E para todas as análises existem técnicas específicas.
    Estratégia

    Dessa forma, a estratégia é o caminho para que a organização de Saúde alcance os objetivos e saiba onde quer chegar. Então,  o plano estratégico é um documento formal que contempla os objetivos estratégicos a visão, valores, o caminho que o negócio deve percorrer e as estratégias para alcançar esses objetivos. 

    Sobretudo, o plano estratégico deve ser decomposto em objetivos estratégicos de menor nível, ações estratégicas e indicadores para monitorar não só o alcance, mas a direção e as tendências. Ou seja, é preciso que o gestor perceba se a instituição está caminhando a favor do que define os objetivos estratégicos ou se afastando deles.

    Ações estratégicas

    Além disso, existem ações estratégicas vão ser executadas para encaminhar o negócio para se aproximar dos meus objetivos estratégicos. Assim, os objetivos estratégicos devem ser recompostos em objetivos táticos. Por sua vez, eles serão decompostos em objetivos operacionais. E, continuamente, serão casados com as medidas de eficiência e performance dos processos.

    Então, um plano estratégico tem importância fundamental dentro da organização. Porque ele vai dar todos os sentidos de direção. O plano estratégico deve ser comunicado e  acordado entre diversas pessoas. Além disso, ele poderá ser cobrado e desdobrado para que todos dentro da organização compreendam a estratégia. E, mais ainda, compreendam como cada profissional entenda qual a sua contribuição para ajudar a instituição a alcançar os seus objetivos.


    20 de fevereiro de 2020 | Atualizado dia 20 de fevereiro de 2020


    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Carreiras

    Quer se destacar? Aplique e domine a gestão por processos

    Gerenciamento orientado à estratégia da organização e visão orgânica, são alguns dos ganhos com a gestão por processos Por Editorial…Leia mais.

    Carreiras

    Domine a gestão do tempo para se destacar na Saúde

    A gestão do tempo está relacionada ao planejamento e execução de prioridades na carreira e cotidiano da Saúde Por Editorial…Leia mais.

    Gestão da Saúde

    Experiência do paciente: o reconhecimento está nos resultados

    Para uma boa experiência do paciente são necessários integração de processos e equipes, visão holística e foco nos resultados Por…Leia mais.

    Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos