Voltar

Quer se destacar? Aplique e domine a gestão por processos

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


    Gerenciamento orientado à estratégia da organização e visão orgânica, são alguns dos ganhos com a gestão por processos

    Por Editorial GesSaúde

    Gestão de processos ou por processos? Pode parecer uma diferença apenas semântica. Porém, gestão de processos e por processos são conceitos interligados e fundamentais para a operação das organizações de Saúde. Ampliação da eficiência, dinamismo e atuação integrada de áreas são alguns dos resultados que vão conferir destaque para o gestor que domina esses fundamentos. De maneira geral, para a gestão por processos e de processos, são necessárias transformações que devem partir do gestor como: mudança de mindset, capacidade de liderança, visão holística de todo o funcionamento da instituição e disseminação de cultura. 

    Gestão de processos

    Esse fundamento descreve a operação de uma organização de Saúde baseada em:

    • Processos que são mapeados;
    • Estruturados;
    • Mantidos sob controles;
    • Determinação de indicadores para o acompanhamento;
    • Definição de responsáveis por cada processo;
    • Eliminação da cultura departamental

    Aqui um dos pilares da gestão de processos é manter os colaboradores engajados e conscientes de cada papel dentro de toda a operação. Na gestão de processos o gestor se destaca por apresentar visão estratégica, capacidade de lidar com mudanças repentinas de cenários e saber liderar. 

    Gestão por processos

    Aqui a visão orgânica do funcionamento se faz presente. Na gestão por processos o profissional enxerga a instituição como um todo. Ou seja, os processos acontecem dentro das áreas (e não departamentos) que se interligam, trabalham de forma colaborativa. A cooperatividade implica que o gestor deve compreender que as áreas têm importância igualitária na obtenção dos resultados. Nesse modelo moderno de cultura organizacional, os processos acontecem de forma estratégica e interligada: não importa a capilaridade da rotina, ela deve ser executada interagindo positivamente com as demais ações da operação.

    Reconhecimento

    O profissional que busca o reconhecimento no mercado e também na alta administração das instituições deve não apenas aplicar a gestão por processos, metodologias e controles. O destaque está no perfil disseminador da cultura de gestão de processos. Isso significa transformar a visão vertical de operação. Esse gestor deve atuar para que as áreas compreendam cada vez mais o papel de sociedade dentro do funcionamento da instituição: além da interdependência, cada área precisa colaborar executando da melhor maneira os processos. 

    Os processos não devem ser vistos de maneira isolada pela liderança e responsáveis por áreas. São parte integral na obtenção dos resultados e garantia dos valores estabelecidos pela instituição. A compreensão e aplicação desse modelo de mindset é que vão elevar o profissional para o reconhecimento e destaque dentro do mercado em crescimento e concorrência acelerados. 

    *Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

    Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

    YouTube GesSaúde

    Instagram GesSaúde

    Sobre Roberto Gordilho

    Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

    Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

    Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


    3 de março de 2021 | Atualizado dia 22 de fevereiro de 2021


    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Carreiras

    Evite a procrastinação e se destaque na Saúde

    Evoluir na carreira demanda foco, metas, organização e outras técnicas para eliminar a procrastinação Por Roberto Gordilho A empresarialização da…Leia mais.

    Estratégia Empresarial

    Pratique a gestão de resultados e se destaque na Saúde

    Redução de custos e aumento da lucratividade fazem parte dos ganhos da gestão de resultados – uma estratégia que destaca…Leia mais.

    Gestores Extraordinários da Saúde

    Conheça 10 estratégias para conquistar novas oportunidades na Saúde

    Planejar, liderar e usar tecnologias estão no conjunto de habilidades requisitadas para fazer parte das novas oportunidades no setor Por…Leia mais.

    Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos