Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Especialista explica a importância do treinamento e engajamento dos colaboradores no uso das novas tecnologias
Por Editorial GesSaúde
Maximizar a operação e garantir resultados cada vez mais satisfatórios no atendimento e cuidado com o paciente são desafios constantes para a gestão da Saúde. Com o frequente surgimento de novas tecnologias, a Saúde Digital torna-se um fator de modernização e transformação das organizações. Porém, antes de investir na adoção de ferramentas e soluções digitais, o gestor deve preparar internamente a instituição, considerando processos e capital humano. André Farias, médico com experiência em Gestão de Saúde, Consultor da GesSaúde, Co-fundador e CTO da FSL Governance, explica que capacitação de equipes e aprimoramento sistemático das rotinas são estratégias essenciais para garantir que as novas tecnologias resultem em maior qualidade e eficiência para o hospital.
“Os principais desafios na transformação digital de uma organização são rever os processos e saber se os colaboradores estão bem preparados. O gestor tem de considerar que a tecnologia não vai estruturar os processos e rotinas. Por isso, é importante organizar a casa para que a tecnologia seja uma ferramenta”, reforçou o especialista. Dessa forma, um elemento importante no processo de amadurecimento da gestão é compreender que as tecnologia tecnologias são um método para facilitar o trabalho na Saúde Digital. Farias explica que investir em soluções de última geração sem o preparo de todo o time pode resultar em prejuízos e aumento de custo.
O médico elenca as principais estratégias que preparam o hospital para a implantação de novas tecnologias:
Cultura organizacional
A Saúde Digital, a transformação da organização para as novas tecnologias, é mais que investimento. Conforme o médico e consultor, esse processo de mudança tem de fazer parte da cultura organizacional da instituição. “A cultura é fundamental nesse processo de transformação digital. Se o gestor não estiver trabalhando em uma organização que tenha uma cultura de revisão sistemática de processos, melhoria na qualidade do serviço, da assistência, uma cultura aberta para as inovações e adoção de novas tecnologias, com certeza a aquisição de novos equipamentos e soluções não será bem sucedida. Isso faz parte da Saúde 4.0”, descreveu Farias.
Leia também:
Cultura organizacional: qual sua importância para o hospital
Inteligência artificial na Saúde: reduzindo a variabilidade de cuidado
Novas tecnologias transformam relação entre organizações de Saúde e clientes
27 de agosto de 2019 | Atualizado dia 2 de março de 2020
Diversas instituições estão perdendo eficiência e resultados por não praticar de forma correta a gestão de custos Por Editorial GesSaúde…Leia mais.
Diversas carreiras estão sendo abaladas pela falta de interação com as novas tecnologias, principalmente na Saúde Por Editorial GesSaúde As…Leia mais.
Parte fundamental para o engajamento de colaboradores é conhecer as habilidades individuais e estruturar os postos de trabalho Por Editorial…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos