Voltar

Você sabe aplicar o controle de processos?

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Gestores que dominam o controle de processos colaboram com o crescimento da organização e conquistam reconhecimento

Por Editorial GesSaúde

A expressão estar sob controle reflete segurança e lucidez sobre ações e atitudes. Nos negócios em Saúde, contudo, trata-se de um conjunto de habilidades e técnicas que garantem a sustentabilidade da instituição. Nesse sentido, o controle de processos reúne ferramentas que permitem ao gestor manter o funcionamento das rotinas de acordo com os objetivos empresariais. Com isso, sustenta-se o crescimento do empreendimento ao passo que o profissional ganha reconhecimento e destaque pela alta administração e mercado. 

O controle de processo visa analisar de modo estratégico os macroprocessos ou rotinas. O foco é a resolutividade e qualidade na entrega de cada atividade. Além disso, o controle de processos permite a redução de custos. Algumas práticas podem ser adotadas para auxiliar o gestor a conduzir o controle:

Workflow

Também conhecido como fluxo de processos, o workflow visa estabelecer tudo o que é necessário para a execução dos processos: suprimentos, recursos humanos, divisão de tarefas, sequência de procedimentos e estabelecimento de potencialidade e limites. O fluxo de processos também permite que os colaboradores possam ter uma melhor organização para efetivar o trabalho.

Padronização

No controle de processos, os documentos e registros devem obedecer a um padrão. Isso permite que as áreas possam manter uma melhor comunicação organizacional. Desse modo, os colaboradores compreendem as entregas vindas de outras áreas e possam conduzir as atividades de maneira ágil. 

Método

Organização define grande parte da habilidade de gerenciar processos. Por isso, o gestor que aplica metodologias de trabalho para melhorar o fluxo é bem reconhecido e se destaca tanto dentro da organização quanto no mercado. 

Metas

O fundamento do controle de processos é garantir resultados satisfatórios para o negócio. Por isso, cada setor e área deve ter metas a serem cumpridas de modo estratégico e realista. Assim, o profissional deve saber estruturar as metas por área considerando os recursos e perfil das equipes. 

Tecnologia

E se a agilidade é uma dos ganhos do controle de processo, a tecnologia é o melhor apoio para o profissional. Dessa forma, na gestão da Saúde se destaca quem domina ferramentas de automação de processos e integração em tempo real de resultados.

Essa é a forma mais prática para conseguir tempo para outras demandas. Além disso, o uso de novas tecnologias permite a manipulação de maior volume de dados e informações analíticas. Isso é importante tanto para a tomada de decisões quanto para o crescimento profissional. 

As diversas transformações no setor estão abrindo novas oportunidades. Atualização profissional, total domínio de habilidades gerenciais e perfil empreendedor são algumas características que vão potencializar pessoas para essas vagas. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


17 de março de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Maturidade de gestão

Aumente a maturidade de gestão para se destacar na Saúde

Os pilares da maturidade de gestão na Saúde que destacam gestores são: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologia, processos e pessoas…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Experiência do colaborador: estratégia para se destacar na Saúde

Percepções e sentimentos refletem na entrega dos resultados, por isso, é fundamental investir na boa experiência do colaborador Por Editorial…Leia mais.

Carreiras

05 habilidades para crescer se destacar na Saúde

Perfil empreendedor, liderança, habilidades gerenciais, atualização profissional, e bons relacionamentos são fundamentais para se destacar na Saúde Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos