Voltar

5 aprendizados para a gestão da qualidade assistencial

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Especialista da plataforma GesSaúde Pra Você esclarece as transformações na gestão da Saúde provocadas pela pandemia da Covid-19

Por Editorial GesSaúde

A gestão da qualidade assistencial foi um dos marcos no enfrentamento à pandemia do coronavírus para as organizações de Saúde. O setor também teve de lidar com a rápida adaptação aos novos cenários mantendo a segurança do paciente como eixo central dos atendimentos. A especialista Qualidade da Assistência e Segurança do Paciente, Priscilla Martins, acrescenta ainda que a crise apresentou aos gestores a necessidade de ampliar a cultura da qualidade da assistência. 

Priscilla é enfermeira e formação de avaliadores ONA. Ela faz parte do time de profissionais da GesSaúde Pra Você: uma plataforma plataforma online de informação e formação em gestão, tecnologia e inovação na Saúde. O foco é o crescimento, desenvolvimento e atualização dos profissionais que atuam no setor. Conheça a equipe multidisciplinar de especialistas: https://gessaudepravc.com.br/

Aprendizados

Priscilla explica que o setor de Saúde teve de lidar com o diversos fatores novos impostos pela crise da Covid-19. Além disso, o universo da gestão se viu em um processo de adaptação em curto tempo, o que exigiu dos profissionais a adoção de novas metodologias de gerenciamento dos negócios. “Para ampliar a segurança do paciente, a gestão de qualidade deve ter um plano de gerenciamento de crise em todos os serviços, além de uma comunicação interna coesa e eficiente”, salientou a especialista. Ela cita ainda cinco aprendizados propostos pela pandemia:

  • 1º Segurança dos colaboradores: no início da crise houve uma procura muito grande por EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A falta de insumos e o aumento do valor praticado prejudicou a qualidade da assistência. 
  • 2º Treinamento das equipes: as organizações de Saúde tiveram um curto período de tempo para treinar os colaboradores por conta da expansão dos novos casos. Adaptação em curto prazo de tempo. 
  • 3º Materiais: cada tipo de material para a assistência tem especificações para aquisição e compra. O mercado tem que atender a esses requisitos para colocar os insumos à disposição dos hospitais. As organizações tiveram de trabalhar com fornecedores desconhecidos e checar se atendem aos requisitos. 
  • 4º Estrutura física: o número de leitos para isolamento eram inferior à demanda provocada pela pandemia. E, assim, isolamento dos casos confirmados por Covid-19 exigiu uma readequação dos espaços.
  • 5º Recursos humanos: houve a necessidade de readequação de quadros por conta dos profissionais que fazem parte dos grupos de risco. Porém, isso teve de ser feito de maneira a garantir a qualidade assistencial. 
Indicadores

A cultura de segurança é fundamental para a operação das organizações de Saúde, mesmo em períodos pós-crise. Priscilla ressalta que os gestores também compreenderam a importância de elementos necessários para garantir a qualidade da assistência:

  • Cultura de segurança;
  • Trabalho em equipe harmoniosa;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Treinamento contínuo das equipes;
  • Comunicação estratégica;
  • Avaliação periódica dos indicadores

A atualização constante dos conhecimentos de gestão é um dos objetivos da plataforma GesSaúde Pra Você. Além das aulas com os especialistas, os membros contam com apoio e ferramentas como resumo de livros em 10 minutos para garantir a atualização constante sobre os mais variados temas. Conheça outras vantagens do Pra Você aqui.


4 de agosto de 2020 | Atualizado dia 4 de agosto de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Qualidade em Saúde: história e definição

Ao longo da evolução mercadológica, a preocupação com a entrega dos serviços e produtos tomou contornos cada vez mais profissionais…Leia mais.

Gestão da Saúde

O Business Canvas no valor para a Saúde

Na aplicação do Business Canvas, o objetivo fundamental deve estar em destaque e merece atenção primária dos gestores em Saúde:…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tecnologia é meio, o diferencial é cultura 2

Colaboradores mais ativos devem ter como foco atender um cliente que busca promoção à saúde, e não tratamento e cura,…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos