Voltar

5 passos da gestão de carreira na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

O conceito de gestão de carreira envolve a definição de objetivos, planejar estratégias e potencializar pontos fortes para se destacar na Saúde

Por Editorial GesSaúde

Os indícios de retomada econômica estão aquecendo o mercado de Saúde e despertando a atenção de profissionais das mais diversas áreas. O processo de empresarialização faz com que as organizações busquem pessoas altamente qualificadas e com experiências sólidas em gestão, empreendedorismo, liderança e que estejam alinhadas com os novos desafios do setor. Por isso, executar uma boa gestão de carreira se torna fundamental para se destacar nesse ambiente desafiador. 

E a tecnologia tem papel fundamental na abertura de novas oportunidades na Saúde. Afinal, a crise provocada pela pandemia da Covid-19 acelerou a digitalização dos negócios. Conhecer os impactos da velocidade 5G, inteligência artificial e tecnologias voltadas para a virtualização do atendimento, por exemplo, fazem parte do conjunto de conhecimentos básicos para se manter na competitividade. Dessa forma, estar familiarizado com a transformação digital auxilia na estruturação de uma boa gestão de carreira. 

Se está em busca de novas oportunidades ou estruturando os passos do seu desenvolvimento profissional, esses 5 passos podem ser importantes nesse processo:

Autoconhecimento

Elabore uma lista com seus pontos fortes e aqueles que devem ser trabalhados para estar à frente da concorrência. O autoconhecimento permite que o gestor saiba onde quer chegar e quais são as habilidades necessárias para trilhar esse caminho. Além disso, essas premissas garantem também o desenvolvimento de outras técnicas que podem acelerar e até mudar o curso do crescimento.

Saiba planejar

A gestão de carreira é um conceito que se aproxima do planejamento de negócios. Isso porque, ao definir um caminho, o profissional deve listar quais são as estratégias e os planos de ação para cada etapa. É por isso que gerir a própria carreira é um reflexo do quão capacitado está o profissional em assumir novos postos e enfrentar desafios. 

Adaptabilidade

Se adaptar rapidamente a um novo cenário se tornou requisito primordial dos profissionais que querem se destacar. Até porque, a pandemia mostrou às organizações de Saúde o quão efêmero são os indicadores de previsibilidade. No mercado, portanto, os profissionais que sabem mudar o plano de ação e apresentar novos modelos de operação se destacam mais facilmente. E essa expertise também vale para a gestão de carreira. Esteja preparado para mudar a qualquer instante os planos e se manter no caminho do crescimento.

Foco e determinação

É importante concentrar as energias para continuar no jogo. Ter  uma gestão estratégica da própria carreira muitas vezes impõe ao profissional lidar com os próprios limites. Portanto, foco e determinação, quando bem trabalhados, fornecem aprendizados valiosos para quem está planejando a própria carreira. 

Atualização constante

O mercado de Saúde está passando por transformações profundas. Para compreender onde estão surgindo as novas oportunidades é necessário estar atualizado com as movimentações do setor. Mais que isso, como as organizações estão em busca de profissionalização e novas estratégias, os conhecimentos de gestão também precisam estar alinhados com essas necessidades. 

A gestão de carreira também pede que o profissional cultive bons relacionamentos. O networking amplia os horizontes ao fornecer pontos de vista distintos e o compartilhamento de experiências dentro do setor. Ao explorar novos ambientes o gestor consegue perceber suas fraquezas e potencialidades e quais são as estratégias que realmente estão contribuindo para a evolução da carreira. 

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.

Siga Roberto Gordilho no Youtube 

Siga Roberto Gordilho no Instagram


9 de agosto de 2021 | Atualizado dia 3 de agosto de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos