Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente - GesSaúde
Voltar

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração

Por Roberto Gordilho

A eficiência na Saúde tem diminuído nos últimos anos e o principal percalço é o modelo de remuneração praticado na cadeia do setor. Os planos de Saúde têm praticado reajustes acima da inflação, prejudicando pacientes e fomentando uma Saúde menos humana. Além disso, a  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou um plano para fiscalizar reajustes atípicos de planos de Saúde.

O modelo de remuneração no setor tem implicado diversas dificuldades na operação do negócio para hospitais e atendimento de qualidade para os pacientes. Isto é, a ineficácia do modelo atual da Saúde no Brasil ocorre da seguinte forma:

  • Hospital: a organização fatura o pagamento por serviço. Ou seja, a instituição recebe da operadora pelo número de serviços e procedimentos executados no atendimento. 
  • Operadora: por sua vez, os planos de Saúde tendem a questionar e auditar o volume de procedimentos apresentados pela organização – e por consequência, muitas vezes surgem as glosas. 

Esse modelo em nada contribuiu para a eficiência da cadeia de Saúde, uma vez que o volume de procedimentos que está sendo gerado é superior à necessidade. Além disso, o complexo médico industrial da Saúde tem produzido equipamentos cada vez mais modernos, potentes e ofertando como se apenas esses produtos fossem a solução de todos os problemas da humanidade. 

A eficácia na cadeia de Saúde também é reduzida devido a alta produção de novos medicamentos. Ou seja, com o modelo de remuneração voltado para o pagamento por serviços e insumos utilizados, a indústria de medicina e farmacêutica vem incentivando o consumo de produtos voltados para cura de doenças, a medicina humanizada tem perdido o espaço dentro das organizações de Saúde.

Pagamento por performance

Tal modelo de operação na Saúde implica na transferência do ônus para a ponta do negócio: o paciente. Por isso, atualmente o modelo de remuneração por performance tem ganhado força no mercado. Porém, uma vez que a cadeia de Saúde inicie a operação com tratamentos a preço fixo, e uma demanda maior por eficiência, os gestores devem administrar melhor seus custos da instituição. Caso contrário, a receita não vai acompanhar o crescimento dos gastos, prejudicando toda a operação. 

No pagamento por performance, o hospital assume todos os riscos: clínico, operacional, empresarial e jurídico. Portanto, aumentar a maturidade de gestão da Saúde é essencial para adequar o negócio para o pagamento por performance, garantindo o crescimento da eficiência.


12 de fevereiro de 2020 | Atualizado dia 12 de fevereiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico é responsabilidade de todos

Todos os envolvidos na operação do negócio devem ter acesso ao planejamento estratégico para melhor implantá-lo Por Roberto Gordilho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos