Voltar

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição

Por Roberto Gordilho

Diante das diversas transformações que a Saúde está passando, os gestores são colocados de frente a novos desafios e à persistência de outros tradicionais. A definição da estratégia empresarial, por exemplo, implica que o gestor compreenda o ambiente pelo qual a organização de Saúde se encontra. Além disso, é preciso definir a estratégia competitiva e o posicionamento da instituição.

A formulação da estratégia empresarial representa, aproximadamente, 5% da solução dos desafios enfrentados pelas organizações. Ou seja, o principal pilar está no alinhamento da estratégia com a estrutura da operação. Assim, apenas a implementação de uma boa estratégia, por mais importante que esse processo seja, não garante a eficiência do negócio.

Por isso, o gestor tem de fazer com que a estratégia empresarial adentre todos os níveis da organização, seja entendida e implementada por todas as pessoas. Então, o alinhamento da estratégia com estrutura de operação é fundamental para o sucesso.

Dessa forma, é possível descrever três conceitos primordiais no processo de alinhamento da estratégia empresarial ao modelo operacional:

  • Comunicação: a estratégia deve ser repassada a todo o corpo de colaboradores. Mais que isso, é preciso que elaseja apresentada levando em consideração o nível de atuação de cada um dos trabalhadores, departamentos e áreas dentro da organização de Saúde;
  • Capacitação: uma vez engajados e conscientes da estratégia definida, os colaboradores devem ser capacitados seja para a operação de novas tecnologias e para o desenvolvimento de novos modelos de trabalho que visam o comprometimento com a estratégia;
  • Processos: os processos são fundamentais para que a estratégia seja aplicada e reverta em resultados. Portanto, rever e reestruturar os processos é um passo necessário para o alinhamento da estratégia empresarial ao modelo de operação.

Maturidade de Gestão

A estratégia definida nas mesas de reuniões deve ser colocada em prática na operação do negócio. Assim, todos os profissionais no atendimento, no centro cirúrgico, na farmácia na assistência, por exemplo, devem saber qual o papel e de que forma podem contribuir com a estratégia. Ou seja, o alinhamento da estratégia empresarial com a operação do negócio exige que o gestor domine os cinco pilares da maturidade de gestão da Saúde: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologias de gestão, gerenciamento de processos e gestão de pessoas.


5 de fevereiro de 2020 | Atualizado dia 3 de fevereiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos