Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Ao elaborar missão, visão e valores do hospital, deve-se garantir que conceitos irão permear todas as atividades listadas no planejamento estratégico
por editorial GesSaúde
Missão, valores e visão são alicerces que resumem a razão de existir de toda organização, sua identidade operacional e ideológica, independentemente do setor no qual está inserida, e servem como premissa para toda a decisão de negócios. Em um mercado cada vez mais desafiador na Saúde, com fusões e aquisições aquecidas, mudanças no modelo de remuneração e transformação digital, esses conceitos de estratégia empresarial não devem ser vistos pelo hospital como mera formalidade. Eles são definidos ou revisados durante o planejamento – etapa interna fundamental para lidar com as turbulências externas.
Em uma organização com gestão madura, a missão é retomada frequentemente para auxiliar nas decisões estratégicas. Por exemplo: se não houver confluência entre uma nova oportunidade e a razão de existir da instituição, o negócio não deve ser aproveitado, mesmo que aparente ser rentável.
Veja alguns exemplos de missão definidas por organizações de Saúde:
Hospital Albert Einstein: “Oferecer excelência de qualidade no âmbito da Saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira.”
Sociedade Beneficente de Senhoras – mantenedora do Hospital Sírio-Libanês: “A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês é uma instituição brasileira que desenvolve ações integradas de assistência social, de Saúde, de ensino e de pesquisa.”
Os princípios devem conter expressões que realmente façam sentido para o corpo empresarial e para a missão a qual a organização se propôs a seguir.
Veja alguns exemplos:
Hospital Santa Helena: Excelência no atendimento; Humanização; Respeito; Valorização pela vida do próximo.
Hospital Santa Catarina: Tradição, Humanização, Credibilidade, Respeito e dignidade, Empreendedorismo.
Exemplos:
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo: “Ser reconhecida pela excelência no atendimento, ensino, pesquisa e gestão em Saúde.”
Hospital Santa Isabel: “Ser reconhecido entre as principais opções de hospitais em medicina supletiva.”
Estruturados missão, visão e valores, o hospital consegue pensar nos próximos passos da estratégia empresarial e fazer com que cada atividade planejada e executada seja permeada por esses conceitos.
Saiba mais:
Plano de voo: como os hospitais poderão superar a turbulência em 2018
Fusões e aquisições como estratégia empresarial e o impacto sobre o paciente
Planejamento empresarial: desdobrando metas em objetivos estratégicos
Foto: Pixabay
18 de janeiro de 2018 | Atualizado dia 15 de janeiro de 2020
Para uma boa experiência do paciente são necessários integração de processos e equipes, visão holística e foco nos resultados Por…Leia mais.
A crise covid-19 expandiu os horizontes empresariais na Saúde e trouxe novas oportunidades para profissionais atualizados Por Editorial GesSaúde 2021…Leia mais.
Profissional que busca novas oportunidades no mercado deve ter disciplina para aprender os métodos que impulsionam seu crescimento Por Editorial…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos