Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Ao elaborar missão, visão e valores do hospital, deve-se garantir que conceitos irão permear todas as atividades listadas no planejamento estratégico
por editorial GesSaúde
Missão, valores e visão são alicerces que resumem a razão de existir de toda organização, sua identidade operacional e ideológica, independentemente do setor no qual está inserida, e servem como premissa para toda a decisão de negócios. Em um mercado cada vez mais desafiador na Saúde, com fusões e aquisições aquecidas, mudanças no modelo de remuneração e transformação digital, esses conceitos de estratégia empresarial não devem ser vistos pelo hospital como mera formalidade. Eles são definidos ou revisados durante o planejamento – etapa interna fundamental para lidar com as turbulências externas.
Em uma organização com gestão madura, a missão é retomada frequentemente para auxiliar nas decisões estratégicas. Por exemplo: se não houver confluência entre uma nova oportunidade e a razão de existir da instituição, o negócio não deve ser aproveitado, mesmo que aparente ser rentável.
Veja alguns exemplos de missão definidas por organizações de Saúde:
Hospital Albert Einstein: “Oferecer excelência de qualidade no âmbito da Saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira.”
Sociedade Beneficente de Senhoras – mantenedora do Hospital Sírio-Libanês: “A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês é uma instituição brasileira que desenvolve ações integradas de assistência social, de Saúde, de ensino e de pesquisa.”
Os princípios devem conter expressões que realmente façam sentido para o corpo empresarial e para a missão a qual a organização se propôs a seguir.
Veja alguns exemplos:
Hospital Santa Helena: Excelência no atendimento; Humanização; Respeito; Valorização pela vida do próximo.
Hospital Santa Catarina: Tradição, Humanização, Credibilidade, Respeito e dignidade, Empreendedorismo.
Exemplos:
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo: “Ser reconhecida pela excelência no atendimento, ensino, pesquisa e gestão em Saúde.”
Hospital Santa Isabel: “Ser reconhecido entre as principais opções de hospitais em medicina supletiva.”
Estruturados missão, visão e valores, o hospital consegue pensar nos próximos passos da estratégia empresarial e fazer com que cada atividade planejada e executada seja permeada por esses conceitos.
Saiba mais:
Plano de voo: como os hospitais poderão superar a turbulência em 2018
Fusões e aquisições como estratégia empresarial e o impacto sobre o paciente
Planejamento empresarial: desdobrando metas em objetivos estratégicos
Foto: Pixabay
18 de janeiro de 2018 | Atualizado dia 15 de janeiro de 2020
A gestão de processos está diretamente ligada ao crescimento profissional, pois demanda capacidade de organização, liderança e negociação Por Roberto…Leia mais.
Muitos profissionais entendem o que é gestão, mas não sabem como executar o passo a passo para alcançar resultados que…Leia mais.
Não basta conhecer as principais disciplinas de gestão, é preciso ter organização e método para aplicá-las e atingir os resultados…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos