Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Principal objetivo da estratégia é fornecer suporte para a tomada de decisões diante de eventos inesperados
por editorial GesSaúde
Em tempos de transformação digital, mudanças no modelo de remuneração e precificação e outros desafios no cenário brasileiro de Saúde, o gerenciamento de risco é uma metodologia relevante para a gestão hospitalar. Ela visa a antecipar potenciais perigos, conforme os diferentes cenários que a organização pode enfrentar. É uma importante etapa durante o planejamento estratégico e tem como principal objetivo fornecer suporte para a tomada de decisões diante de eventos indesejáveis.
Hospital: conheça os efeitos colaterais da falta de governança corporativa
Dentro da governança corporativa, existem várias alternativas para a construção de uma estrutura de gerenciamento de riscos. Cada organização deve adotar a estrutura que melhor se enquadre no perfil do negócio, mas uma saída comum é a criação de uma unidade responsável por essa função.
A cultura de riscos de uma gestão define como ela identifica, aceita e gerencia os eventos e ações que podem influenciar o cotidiano do hospital. Por sua complexidade e importância, a gestão de riscos envolve conselho de administração, conselho fiscal e comitê de auditoria, em três linhas de defesa. A primeira é realizada pelos gestores das unidades e responsáveis diretos pelos processos. Deve operar as funções de gerenciamento e responde em primeiro lugar pelos riscos. A segunda é executada pelos gestores corporativos de práticas de controle e tem a finalidade de oferecer visão integrada dos riscos. Por fim, a terceira linha de defesa é realizada pela auditoria interna e fornece avaliações por meio do acompanhamento dos controles internos.
Para colocar a gestão de riscos em prática, é necessário envolver as áreas técnicas, que vão oferecer as informações necessárias para complementar a visão sobre potenciais intercorrências. Quatro passos ajudam no processo:
O conselho de administração também tem o papel de fortalecer junto ao corpo executivo e diretoria a importância da manutenção da gestão de riscos e sua disseminação a todas as áreas da organização de Saúde. Cabe a ele identificar os perigos e definir e atualizar o apetite de risco da organização, que significa o quanto de exposição uma instituição pode tolerar para atingir suas metas e objetivos. O conselho também deve monitorar periodicamente os potenciais eventos.
O conselho fiscal, como órgão de governança, pode assumir a supervisão e monitoramento da gestão de riscos, que inclui a supervisão dos comitês de auditoria, gestão de riscos, auditoria interna, áreas contábil, jurídica, de ética e conduta. O objetivo é usar as informações desses agentes para formar opinião sobre os atos da gestão.
As informações pertinentes sobre os riscos são direcionadas para a direção ou presidência do hospital. Esse alto escalão se vale de todos os dados para assumir a tomada de decisões, baseado no apetite de risco. Todos os detalhes da decisão, contudo, são antes discutidos com o conselho de administração, para nortear as ações e evitar possíveis erros de conduta e investimento – garantindo, assim, que o hospital esteja preparado para lidar com todos os possíveis cenários de risco.
Saiba mais:
Governança corporativa e a relevância do conselho fiscal para o hospital
Governança corporativa e transformação digital: aonde vamos?
Governança corporativa: como aculturar o hospital
Foto: Pixabay
1 de março de 2018 | Atualizado dia 15 de janeiro de 2020
Para uma boa experiência do paciente são necessários integração de processos e equipes, visão holística e foco nos resultados Por…Leia mais.
A crise covid-19 expandiu os horizontes empresariais na Saúde e trouxe novas oportunidades para profissionais atualizados Por Editorial GesSaúde 2021…Leia mais.
Profissional que busca novas oportunidades no mercado deve ter disciplina para aprender os métodos que impulsionam seu crescimento Por Editorial…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos