Gestão da Saúde

Gestão e trabalho técnico: a diferença está nos resultados

No processo de empresarialização da Saúde, as oportunidades estão surgindo para profissionais que entregam resultados

Por Editorial GesSaúde

Os resultados empresariais são o marco do momento em que a Saúde está passando. Grandes redes de operadoras e hospitais estão conquistando maiores fatias no mercado de ações. Isso significa que, além dos resultados assistenciais, as instituições dinamizaram suas responsabilidades na obtenção do lucro. Ou seja, o foco são os resultados financeiros. Nesse cenário, as oportunidades estão surgindo para captação de profissionais que, além de serem excelentes técnicos, dominam as habilidades modernas de gestão. 

Um exemplo dessa transformação na Saúde é a Rede D’or. A maior rede de hospitais privados do País detém um dos melhores melhores históricos de resultados entre os players cobertos  pela BTG Pactual. Dessa realidade, diversas outras organizações também fazem parte. Com isso, a visão dos acionistas é voltada para dois aspectos: a valorização das ações e o dividendo distribuído. Ou seja, é preciso que a empresa gere lucro. 

Gestão

Como efeito cascata dessa realidade, o reconhecimento e destaque serão conferidos para os profissionais que entregam resultados. Porém, é preciso diferenciar o conhecimento técnico do perfil gestor. Para se manterem no crescimento exponencial, é inquestionável que as organizações garantam a qualidade dos serviços assistenciais. Por outro lado, a operação dos negócios precisa ocorrer de forma que todas as áreas entreguem resultados. E para isso, apenas o conhecimento não é suficiente. 

O profissional que terá destaque dentro das organizações mantém em equilíbrio a excelência da técnica (seja médicos, enfermeiros, farmacêuticos, administradores) com as competências de gestão empresarial. Gestão significa focar em resultados.

Ou seja, por trás dessa visão empresarial estão os fundamentos da gestão de pessoas, recursos, engajamento, liderança, afinidade com novas tecnologias, por exemplo. É por isso que, conhecimento técnico é distinto da prática de gestão. Mas é preciso dominar ambos os lados de maneira eficaz para participar das novas oportunidades.

Auditoria

Dentro do mercado de ações, o foco nos resultados é potencializado pelas auditorias da bolsa de valores. Isso significa que, periodicamente, a empresa de Saúde deve apresentar os resultados financeiros que serão auditados. Por isso, as pessoas que vão se destacar conseguem entregar resultados empresariais concomitantemente com as demandas e metas da área técnicas. E os profissionais que compreendem essa dinâmica do mercado estão em busca de atualização profissional. 

Afinal, não são todas as áreas acadêmicas que oferecem o domínio dos conceitos de gestão. E, mesmo assim, o cenário da Saúde está se transformando constantemente. É fundamental unir atualização de conhecimentos com experiência prática da gestão. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas