Voltar

Gestão ou administração na Saúde: entenda a diferença

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


    Aplicar os conceitos e fazer gestão é fundamental para se desenvolver profissionalmente no setor

    Por Editorial GesSaúde

    No cotidiano da Saúde, as demandas surgem quase que ininterruptamente. Os desafios diários impelem os profissionais a renovarem as formas de conduzir processos e equipes. Mas, apagar incêndios diariamente e cumprir com as obrigações de cada área está longe de ser e fazer gestão. E para se desenvolver profissionalmente, muitas pessoas precisam compreender a diferença entre gestão e administração. Ou melhor, como esses dois conceitos são relacionados para gerar resultados empresariais. 

    Administração

    O conceito de administrar envolve todas as características técnicas e operacionais de um negócio. Ou seja, pode ser vista como um processo: é o conjunto de habilidades profissionais que norteiam o andamento do capital humano, insumos, finanças e recursos necessários para que uma instituição se mantenha no mercado. A administração pode ser desmembrada em:

    • Planejar;
    • Dirigir;
    • Controlar;
    • Definir metas;
    • Acompanhar processos.
    Gestão

    Por sua vez, a gestão incentiva a participação e autonomia dos funcionários. Entre as habilidades que estão envolvidas no conceito de gestão, estão:

    • Capacidade de liderar;
    • Engajar pelo exemplo;
    • Bater metas;
    • Fazer mais, com menos esforço;
    • Levar os times à superação.

    Para se destacar na Saúde, porém, o profissional deve unir administração e gestão. Para isso, é necessário planejar estratégias, dirigir processos, recursos e equipes e também controlar o andamento das rotinas. Porém, para que todas as técnicas administrativas reflitam em eficiência e qualidade operacional, é preciso fazer gestão. Ou seja, gestão é ter foco em resultados. 

    A liderança, principal pilar da gestão, promove o trabalho orgânico. As pessoas precisam estar envolvidas em todas as estratégias e planejamentos. Sem o engajamento, os processos não são executados de forma correta. Os insumos e recursos, também não são usados de forma eficiente. Dessa forma, apenas administrar o dia a dia já não é o suficiente para a entrega de resultados empresariais. É por isso que fazer gestão é uma habilidade que promove e destaca profissionais dentro das organizações de Saúde e também para o mercado. E para isso, é importante manter os conhecimentos atualizados e perceber como aplicar as técnicas de administração, fundamentadas nas habilidades modernas de gestão. 

    *Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

    YouTube GesSaúde

    Instagram GesSaúde

    Sobre Roberto Gordilho

    Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

    Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

    Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


    7 de junho de 2021 | Atualizado dia 2 de junho de 2021


    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Carreiras

    Como a gestão do tempo confere destaque na Saúde

    Cumprir prazos, entregar resultados e ainda renovar as habilidades profissionais exige que o profissional faça uma gestão do tempo eficaz…Leia mais.

    Carreiras

    05 dicas para ter reconhecimento na Saúde

    O reconhecimento na Saúde exige uma postura proativa, que saiba desenvolver as equipes e entregar os resultados necessários para o…Leia mais.

    Gestores Extraordinários da Saúde

    Você é um gestor extraordinário da Saúde?

    O gestor extraordinário da Saúde transforma esforço em resultado, promove o desenvolvimento da equipe e, por isso, conquista reconhecimento e…Leia mais.

    Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos