Voltar

Planejamento de carreira: defina a regra do jogo

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Para se destacar na Saúde, é preciso elaborar e aplicar um bom planejamento de carreira e saber quais são os resultados necessários para esse caminho

Por Editorial GesSaúde

Muitos alunos têm me questionado sobre como ser reconhecido dentro da organização de Saúde. São profissionais que estão em busca de valorização e crescimento dentro da instituição. Porém, trata-se de uma mudança de visão para perceber as novas oportunidades que estão surgindo. Dentro de qualquer organização estão ocorrendo promoções, aumento de funções e até mesmo reconhecimento salarial. Isso indica que essas pessoas souberam planejar o desenvolvimento de suas carreiras. Ou seja, ser reconhecido e ter destaque é possível.

O planejamento de carreira requer um desempenho pessoal. É necessário, primeiramente, enumerar quais são os resultados necessários para o crescimento profissional dentro da instituição. As transformações no setor ocorrem de forma tão acelerada que muitos profissionais não conseguem vislumbrar quais são as entregas fundamentais: para o negócio e também para o próprio desenvolvimento. Assim, criar um planejamento de carreira é transformar esforço em resultado.

Durante a rotina, observe ao redor o quanto de esforço é dispensado em quantidade de problemas resolvidos, incêndios apagados e em mais trabalho. Essa é a cultura que deve ser mudada. Para um bom planejamento de carreira é fundamental ter resultados específicos. É assim que se define a regra do jogo. Ou seja, o profissional que busca reconhecimento e destaque na Saúde deve definir os resultados que serão entregues em períodos determinados: semanalmente, mensalmente e anualmente. Dessa forma, a mudança de cultura para o planejamento de carreira eficiente passa pelos seguintes passos:

  • Insira os resultados no cotidiano: assim que o profissional definir quais são os resultados que vai entregar, deve focar os esforços diários para essa finalidade;
  • Compartilhe os resultados: apresente à liderança e às equipes os resultados definidos e os períodos de entrega. Assim, todos ao seu redor podem compreender sua atuação diária e colaborar para esse propósito. Isso significa transformar o objetivo objetivo compartilhado;
  • Aplique estratégias: mude sua rotina e os processos para trabalhar com mais resultado e menos esforço;

Desenvolvimento

Além de estruturar todos os passos, é fundamental saber como apresentar os resultados. Diversos alunos que passaram por minhas aulas e mentorias conseguiram o reconhecimento almejado quando apresentaram de forma significativa seus resultados. No planejamento de carreira, o profissional deve somar os esforços próprios com a habilidade de mostrar os objetivos conquistados. E, assim, ter a notoriedade e reconhecimento da alta administração. 

Dessa forma, se desenvolver na Saúde é saber construir as oportunidades. E muitas das estratégias necessárias para isso estão baseadas nas habilidades de gestão e liderança. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


31 de maio de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos