Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Para conquistar as oportunidades na Saúde não basta investir e conhecer novas tecnologias, é preciso dominar a gestão
É praticamente impensável um negócio em Saúde que não dependa das novas tecnologias. Isso porque, o mundo digital agrega valor aos serviços, reduz desperdícios, amplia o acesso aos clientes e economiza tempo. Essas são algumas das vantagens das ferramentas digitais. Porém, investir em um parque tecnológico ou mesmo gerenciá-lo demanda não apenas conhecer as novas tecnologias. É preciso engajar equipes, organizar processos e manter uma operação orgânica para a instituição. Em resumo, fazer gestão é tão importante quanto implantar tecnologia.
As transformações do setor e também socioeconômicas fizeram com que todos os profissionais se aproximassem das novas tecnologias. Porém, para se destacar o gestor deve saber organizar a casa para que as ferramentas sejam utilizadas em todo seu potencial. As novas tecnologias são capazes de promover melhoria continuada nos processos e estimular resultados condizentes com os objetivos da organização de Saúde. Mas, sem gestão, as ferramentas podem, inclusive, atrapalhar a produtividade. Por exemplo:
De forma geral, as pessoas são o bem mais importante na adoção de novas tecnologias. Os treinamentos são importantes. Porém, é preciso engajamento para o uso das ferramentas. Líderes devem perceber os benefícios das novas tecnologias para repassar os valores aos liderados. Por sua vez, as hierarquias mais altas precisam investir em políticas de desenvolvimento e capacitação continuada. Afinal, as novas tecnologias são transformadoras e estão em constante mudança. Dominas a gestão de recursos humanos, engajar pelo exemplo e saber lidar com o perfil de cada colaborador é uma habilidade que confere destaque para os profissionais.
É por isso que, diante de um cenário com novas oportunidades surgindo diariamente, não basta apenas conhecer e saber investir em novas tecnologias. Antes, contudo, é preciso dominar a gestão.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.
19 de março de 2021 | Atualizado dia 15 de março de 2021
Evoluir na carreira demanda foco, metas, organização e outras técnicas para eliminar a procrastinação Por Roberto Gordilho A empresarialização da…Leia mais.
Redução de custos e aumento da lucratividade fazem parte dos ganhos da gestão de resultados – uma estratégia que destaca…Leia mais.
Planejar, liderar e usar tecnologias estão no conjunto de habilidades requisitadas para fazer parte das novas oportunidades no setor Por…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos