Voltar

Tenha um perfil empreendedor e se destaque na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

É possível adotar um perfil empreendedor dentro das organizações e ao mesmo tempo conquistar espaço nas novas oportunidades do mercado

Por Roberto Gordilho*

O empreendedor é o profissional que está sempre em busca de novos caminhos e soluções para atender às demandas. Mesmo com tantos desafios na Saúde, o empreendedor mantém-se criativo e atento às novas oportunidades. Além disso, é o perfil que se destaca rapidamente por contribuir para o desenvolvimento das pessoas e, por consequência, de toda a instituição. O primeiro passo para adotar esse tipo de perfil é perceber os espaços para inovação dentro da organização de Saúde. 

Contudo, o foco e a perseverança devem ser guiados por metas. Isso significa ir além de cumprir com as obrigações rotineiras. Todo negócio possui objetivos e metas que devem ser mantidas a fim de ter sustentabilidade. Nesse caso, o profissional deve elencar metas pessoais em paralelo com os objetivos empresariais para conseguir o destaque na carreira e reconhecimento por parte da alta gestão. Por consequência, sua autonomia é elevada, o que facilita estabelecer um perfil empreendedor ativo.

Novas ideias

Dentro de uma organização de Saúde, diversos são os padrões tradicionais de operação das rotinas e resolução de problemas. O perfil empreendedor, porém, não se conforma com a monotonia. Esse profissional sempre consegue apresentar novas soluções e formas de executar tarefas. Para isso, é preciso enxergar os processos dentro de uma perspectiva de geração de valor. O cliente, seus anseios e necessidades, devem ser a base desse pensamento. Assim, é possível compreender como alterar ações internas de maneira a ampliar a eficiência – fazer mais com menos.

Pessoas

As equipes são importantes no processo de empreender dentro de uma instituição. Para que uma inovação seja aceita, é preciso motivar as pessoas para executarem as tarefas necessárias. Portanto, a habilidade de liderar é um dos pilares do perfil empreendedor. Quanto mais pessoas engajadas com a novidade, novos produtos e serviços, mais dinâmica será sua implantação. Além disso, as pessoas colaboram para a divulgação do saber e de ideias inovadoras. 

Empreender na Saúde é uma tarefa de desenvolvimento da própria carreira. O profissional necessita observar as transformações que acontecem no mercado e dentro da instituição. A experiência acumulada pelos desafios diários permite conhecer os caminhos para angariar recursos e oportunidades. E muitas vezes novas ideias surgem pela aplicação de ferramentas orientadas para automação e redução de erros. Por isso, outro fator preponderante para o perfil empreendedor é estar atualizado com as novas tecnologias e padrões de operação. 

De forma resumida, é possível afirmar que empreender é fazer gestão. Essa é uma capacidade fundamental para qualquer área ou segmento mercadológico. E para fazer parte das novas oportunidades da Saúde, uma das formas é adotar um perfil empreendedor e promover a inovação – dentro do negócio e para a própria carreira. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


24 de maio de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos