Voltar

Retomada econômica gera novas oportunidades na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

O mercado está se fortalecendo e abrindo novas oportunidades na Saúde para profissionais atualizados e que compreendem a dinâmica do setor pós-pandemia

Por Editorial GesSaúde

O novo coronavírus provocou uma mudança de paradigmas em toda a cadeia produtiva da Saúde. A crise e os desafios fortaleceram as organizações que agora demandam profissionais altamente capacitados para o novo ciclo dos negócios. Fusões, grandes aquisições e a chegada de novos players no setor fomentou a abertura de oportunidades para gestores e líderes. Contudo, a retomada econômica também representa maior competitividade entre aqueles que buscam consolidar suas carreiras. 

Para se ter uma ideia do quão aquecido está o mercado, o grupo Hapvida tem investido massivamente em novas aquisições no Sudeste e Nordeste do País. A mais recente negociação, em torno de R$ 450 milhões, mirou a compra da paulista Grupo HB Saúde. Na Bahia, o grupo adquiriu o Hospital Dia Cetro (Centro Especializado em Traumatologia, Reabilitação e Ortopedia) por R$ 25 milhões.

Os sintomas de retomada também são sentidos pelas operadoras. Em 12 meses foi registrado o ingresso de 1,3 milhão de pessoas em planos empresariais – crescimento de 2,9% em comparação a 2019.

Resultados

O reflexo dessa movimentação está na demanda por resultados empresariais. Para isso, não importa qual a área de atuação do gestor: é preciso a todo momento liderar, gerir processos, analisar dados e indicadores, acompanhar o mercado e aproveitar os aprendizados da transformação atual. Ou seja, para fazer parte das novas oportunidades da Saúde é fundamental se manter profissionalmente atualizado. 

Liderança

Com as mudanças nos negócios, o perfil de profissional que as organizações demandam também deve ter alta capacidade de adaptação. Rever processos e tomar decisões a qualquer momento se tornaram ainda mais constantes. 

Para o líder, é importante ampliar a atenção às suas equipes. Novas tecnologias e protocolos instigaram insegurança e incertezas. Por isso, as pessoas precisam de suporte para se adequarem ao cenário. 

Em resumo, o líder que se destaca nesse ambiente é aquele que:

  • Fornece objetivos compartilhados com sua equipe;
  • Promove o engajamento pelo próprio exemplo;
  • Auxilia as pessoas no processo de adaptação aos novos paradigmas;
  • Integra o crescimento dos liderados com a evolução da organização de Saúde;
  • Amplia suas capacidades de entrega além da área de atuação.

Conforme as organizações adentram o processo de empresarialização, a rotatividade de profissionais também se torna mais frequente. Dessa forma, fazer parte das novas oportunidades na Saúde implica estar atento aos ciclos de reformulação de quadros e cargos. 

E uma das formas de estar atualizado com todo o processo transformador é aproveitar as mentorias e cursos online de atualização profissional. Afinal, o momento pede união de experiências e conhecimentos para facilitar o desenvolvimento de carreiras e negócios. 

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.

Siga Roberto Gordilho no Youtube 

Siga Roberto Gordilho no Instagram


19 de julho de 2021 | Atualizado dia 17 de julho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Estratégia Empresarial

Organizações exponenciais: maximize os negócios em Saúde

As organizações exponenciais priorizam resultados e o desenvolvimento de propostas inovadoras, estruturas organizacionais rígidas não fazem parte desse contexto Por…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Lean startup: conceito e aplicação

Em tradução livre, o lean startup significa startup enxuta, a metodologia exige mudança de cultura e estratégias de marketing, tecnologia…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Lean: qual desafio precisamos enfrentar?

Desenvolvido à partir das práticas e resultados do Sistema Toyota, o Lean tem ajudado diversas organizações a otimizar recursos e…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos