Voltar

Seja reconhecido pela eficiência, e não por ser tarefeiro

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Para fazer parte das novas oportunidades na Saúde é preciso ir além do esperado, entregar resultados empresariais e ter eficiência no trabalho

Por Roberto Gordilho*

Conquistar o reconhecimento na Saúde não pode ser uma atitude passiva. É preciso foco, determinação, saber como e quais os resultados esperados pela organização de Saúde. Ou seja, é preciso eficiência. É um conceito e um perfil profissional muito distinto do tarefeiro. O apagar de incêndios diário, por exemplo, demonstra o quão distante da eficiência está a gestão das tarefas. A transformação acontece, primeiramente, por compreender a diferença entre eficiência e eficácia.

Cumprir metas

Ser eficaz na Saúde é conseguir cumprir com os objetivos e metas planejados pela organização. Melhor: é resolver os problemas. Para um perfil eficaz, a parte operacional tem menos valor durante a execução das atividades. Isso se assemelha ao perfil do gestor que vive de apagar incêndios. As demandas surgem e, com pouca estratégia, são atendidas. Nada muito além disso. 

Fazer mais com menos

Por outro lado, a eficiência está intimamente ligada ao ir além do previsto. Ser eficiente é fazer mais, com menos. Essa máxima é compartilhada por diversos pensadores da gestão de negócios. Por isso, a eficiência é um fator atrelado à capacidade do profissional de entregar os resultados além dos planejados. A pessoa eficiente colabora para o crescimento orgânico da instituição. E, mais que isso, consegue planejar as estratégias que vão alavancar a carreira. 

Novas oportunidades

Ainda sob a ótica da carreira profissional, ser eficiente está além de apenas conhecer onde estão surgindo as novas oportunidades na Saúde. É preciso saber como apresentar os resultados e conquistar o reconhecimento da alta administração. Em liderança, a confiança dos liderados é um importante indicador da eficiência. Na gestão da Saúde, a eficiência também está ligada à otimização do uso de recursos e redução de custos e desperdícios. 

Para evoluir na carreira, ser reconhecido e conquistar novas oportunidades é preciso aprimoramento profissional. Isso significa se atualizar sobre os conceitos de gestão, liderança, uso de novas tecnologias e outras habilidades que conferem o destaque na Saúde. Assim, o primeiro passo é estar disposto a passar por essa transformação e, de fato, ficar à frente da concorrência. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


30 de abril de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O mundo se tornou omnichannel, a Saúde não pode ficar de fora

O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais de comunicação do negócio para otimizar a experiência do cliente…Leia mais.

Transformação Digital na Saúde

Novas tecnologias: você ainda trabalha no analógico?

Inteligência artificial, IOT, impressão 3D e Blockchain são novas tecnologias que, apesar do nome, já são comuns na condução dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos