Voltar

Transformação digital e as novas oportunidades na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Para se destacar na Saúde, o profissional deve auxiliar equipes e toda a instituição no processo de transformação digital

Por Roberto Gordilho*

A transformação digital na Saúde vai muito além de implantar ferramentas e novas tecnologias. É um processo de mudança da cultura organizacional e engajamento de pessoas. A crise provocada pela Covid-19 empurrou toda a cadeia de produção para o mundo digital. Porém, esse movimento aconteceu de forma acelerada e o tempo, um ativo cada vez mais escasso, é um dos desafios para adaptação de toda estrutura da organização de Saúde.

Para se destacar no setor, o gestor deve compreender essa dinâmica e aplicar técnicas para a conversão da operação. Mais que isso, é preciso engajar as equipes para o uso correto de ferramentas voltadas para a digitalização e automação de processos. Essa habilidade permite que o profissional otimize o trabalho, colabore para o crescimento conjunto da instituição e do capital humano e, principalmente, se destaque para participar das novas oportunidades.

Interação

Os clientes da Saúde estão empoderados pelas novas tecnologias e procuram por serviços e produtos mais personalizados. Diversas são as ferramentas digitais que permitem ao gestor promover soluções nesse sentido. Além disso, outro fator positivo da transformação digital é a acessibilidade. Filas, longas esperas, falta de integração entre operadora, laboratórios e instituição hospitalar foram realidades do período pré-pandêmico. O profissional em busca de reconhecimento, deve implantar novas tecnologias para integração de processos, parceiros e melhoria da comunicação com os clientes. 

Recursos Humanos

As pessoas são  base da operação de qualquer negócio na Saúde. Por isso, é preciso que o gestor insira na cultura dos colaboradores a transformação digital. É necessário mudar as rotinas e a forma com que cada membro use os recursos digitais. Cursos de aprimoramento e treinamentos constantes são essenciais nessa fase. Implantar novas ferramentas sem que as pessoas não saibam como operá-las resulta em desperdício de tempo e intercorrências entre as áreas da organização de Saúde. 

Segurança

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já está em vigor. E na Saúde, contudo, ainda é um desafio para os negócios. Cada dado de pacientes e usuários deve ser protegido, conforme regulamenta a lei. E novamente, orientar as equipes é essencial dessa parte da transformação digital. Por exemplo, o uso de smartphones para compartilhamento de informações dentro do ambiente hospitalar deve ser uma das atenções do gestor. Por um descuido, os colaboradores podem enviar informações que podem comprometer a segurança dos dados dos pacientes – e, por consequência, a estabilidade da instituição.

A transformação digital também deve estar dentro da cultura do gestor. Para fazer parte das novas oportunidades do setor e se destacar, é preciso saber a importância de estar atualizado com conceitos e técnicas de gestão. Para isso, é possível utilizar plataformas digitais de aprendizado e aprimoramento profissional. E, com isso, conquistar reconhecimento e destaque em um setor cada vez mais concorrido e desafiador.

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


10 de maio de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos