Voltar

Como a gestão do tempo confere destaque na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Cumprir prazos, entregar resultados e ainda renovar as habilidades profissionais exige que o profissional faça uma gestão do tempo eficaz

Por Editorial GesSaúde

Planejar o dia, executar as tarefas, criar e propor inovações são ações cada vez mais desafiadoras no contexto da Saúde. A operação dos negócios está se tornando altamente complexa. E o principal ativo para os profissionais se destacarem parece estar escasso: o tempo. Porém, é nessa dicotomia que os bons gestores podem demonstrar todo o potencial e conquistar novas oportunidades. Com uma gestão do tempo eficaz, os profissionais conseguem se manter atualizados e entregar os resultados esperados pela instituição. 

Planeje seu dia

Uma forma de otimizar a gestão do tempo é planejar o dia. Pode parecer uma ação com baixo resultado. Porém, na Saúde diversos gestores acabam por assumir um número de tarefas além do que conseguem cumprir. Trata-se muito mais de planejamento que capacidade produtiva.

Por isso, tal estratégia serve para elencar as atividades que precisam ser entregues no dia, dentro dos prazos pré-estipulados. Sem isso, o profissional executa de forma ineficiente diversas atividades, o que acaba por comprometer a produtividade. 

Saiba delegar

Delegar tarefas contribui não apenas para a gestão do tempo. É uma habilidade que destaca bons líderes. Além disso, as pessoas de uma equipe precisam de autonomia para se desenvolverem dentro dos objetivos da organização de Saúde. Dessa forma, o gestor consegue orientar seu tempo para ações que exigem mais concentração, foco e habilidades técnicas. 

Entenda a origem dos problemas

Apagar incêndios todos os dias não é fazer gestão. Ao compreenderem a raíz dos desafios, os profissionais eliminam o retrabalho e conquistam mais tempo para planejar novas estratégias. E nesse contexto, é importante que o gestor domine também a gestão de processos. Afinal, qualquer negócio exige rotinas bem elaboradas e que sejam acompanhadas com base em indicadores. 

A gestão do tempo é uma habilidade que eleva carreiras para novas oportunidades Contudo, demanda que o profissional domine diversos pré-requisitos correlacionados. E no contexto atual, as novas tecnologias podem auxiliar tanto a automação de ações administrativas, como permitir que o profissional atualize seus conhecimentos de gerenciamento e liderança. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


16 de junho de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão de Pessoas

Experiência do colaborador: estratégia para se destacar na Saúde

Percepções e sentimentos refletem na entrega dos resultados, por isso, é fundamental investir na boa experiência do colaborador Por Editorial…Leia mais.

Carreiras

05 habilidades para crescer se destacar na Saúde

Perfil empreendedor, liderança, habilidades gerenciais, atualização profissional, e bons relacionamentos são fundamentais para se destacar na Saúde Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Carreiras

Retomada econômica gera novas oportunidades na Saúde

O mercado está se fortalecendo e abrindo novas oportunidades na Saúde para profissionais atualizados e que compreendem a dinâmica do…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos