Voltar

Liderança: seja exemplo e se destaque na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

A liderança pelo exemplo amplia a confiança e inspira pessoas a crescerem dentro da organização de Saúde

Por Editorial GesSaúde

O processo de empresarialização da Saúde acentuou outra grande transformação no setor: o modelo de liderança. O líder assume um papel muito importante na entrega dos resultados empresariais. Isso porque, as pessoas devem estar engajadas e participar do crescimento da instituição.

Para isso, a liderança pelo exemplo confere não apenas entusiasmo dos liderados. Mas também, a vontade de evoluir profissionalmente dentro da organização de Saúde. Essa habilidade de liderança é que vai destacar os líderes em um mercado cada vez mais competitivo 

O significado de liderança pelo exemplo vai além do indicativo explícito da expressão. O líder transmite confiança e positividade mesmo em situações adversas – que, devido à complexidade do setor, surgem aos montes. Porém, a liderança pelo exemplo está em sintonia com outra importante transformação: a humanização da Saúde. 

Liderar é conhecer os liderados, compreender que cada um possui um perfil e personalidade únicos. E, por isso, para conquistar a confiança o líder deve saber como se relacionar com cada um dos profissionais. Afinal, a Saúde é feita por pessoas que cuidam de outras pessoas. 

O exemplo

Ao se deparar com desafios, o líder é o primeiro a propor novas abordagens para transpô-los. Para se destacar e alcançar postos de gestão, o líder atua sempre de acordo com a missão e valores da organização de Saúde. Ao contrário do perfil de chefia (patrão), na liderança pelo exemplo os liderados encontram no líder um modelo de atuação para as mais diversas situações da operação. 

Autorresponsabilidade

Se responsabilizar é uma das habilidades que fazem o líder se destacar no mercado e dentro da organização de Saúde. A autorresponsabilidade faz parte da liderança pelo exemplo. Ou seja, o líder não deve justificar as adversidades pelas circunstâncias ou falta de oportunidades. Muito pelo contrário. Ele reflete sobre a realidade e busca se aprimorar como líder, mantendo a condução dos processos e atividades. É esse perfil que inspira os liderados e diferencia o líder diante da alta administração. 

Demonstre preocupação

Longe de ser uma habilidade técnica, se preocupar com o bem estar dos liderados é primordial para o bom relacionamento e continuidade dos trabalhos. O líder atencioso é o perfil que ganha notoriedade, pois agrega os valores da liderança humanizada e pelo exemplo. Afinal, para garantir entregas eficazes e que sejam revertidas em resultados para o cliente (paciente, usuário), os colaboradores precisam estar bem física e psicologicamente.

O líder sabe quando um dos liderados não está em boa sintonia. Assim, ele promove ações voltadas para auxiliar aquela pessoa. E essas atitudes só podem ser tomadas quando o líder conhece bem cada membro de sua equipe. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


5 de março de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Transformação Digital na Saúde

Como concorrer com os negócios que nascem digitais

Empresarialização da Saúde mostra às organizações o poder de negócios que nascem digitais por natureza, como as startups; a corrida…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Medicina digital: 05 tecnologias que transformam a profissão

Da operação robótica até a inserção da ciência de dados, a medicina digital permite que profissionais e organizações ampliem suas…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos