Voltar

Método e disciplina: receita para novas oportunidades

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Profissional que busca novas oportunidades no mercado deve ter disciplina para aprender os métodos que impulsionam seu crescimento

Por Editorial GesSaúde

A Saúde passa por transformações urgentes, que permitem a abertura de novas oportunidades a todo o momento. A profissionalização do setor demanda, portanto, a presença de profissionais cada vez mais qualificados, que sabem como lidar com processos, gestão de pessoas, novas tecnologias e modelos de conduzir os negócios em Saúde. Tudo isso é gestão. E, para praticá-la, é preciso conhecer o método e ter disciplina para aprender conceitos e habilidades. Esse é o diferencial que vai destacar as carreiras no mercado da Saúde. 

O fundamento da gestão é construído pelo conjunto método, disciplina e organização. O método é o passo a passo do caminho para atingir os objetivos. Ou seja, saber construir e conduzir processos, liderar e gerenciar recursos humanos, elaborar e executar o planejamento empresarial são algumas das metodologias práticas da gestão: 

  • Planejamento: trata-se de definir onde se quer chegar;
  • Liderança: transformar essa estratégia em objetivo compartilhado;
  • Processos: é a definição das regras do jogo, como serão conduzidas as atividades para atingir o objetivo;
  • Tecnologia: o profissional deve saber usar as ferramentas disponíveis para apoiar a tomada de decisão, condução dos processos e melhoria da gestão.
Disciplina

O domínio do método sem disciplina e organização, contudo, não é o suficiente para conquistar novas oportunidades. Elaborado o método, é fundamental ter disciplina para que tudo funcione conforme o planejado. Isso se dá da seguinte forma:

  • Monitoramento: acompanha o andamento dos trabalhos por períodos de tempo;
  • Indicadores: avaliam a qualidade das entregas, a quantidade de metas atingidas e os recursos gastos para a execução das ações, entre outros;
  • Rotinas e reuniões: repassam a cultura de disciplina para colaboradores e liderados.
Organização

Aplicar método e disciplina exige organização. Na prática dos negócios, é preciso organizar as equipes para cada ação. Identificar gargalos entre os processos e saber orientá-los para o objetivo traçado. Na evolução de carreiras, a organização significa otimizar o tempo para o aprendizado de habilidades. 

Melhorar o posicionamento profissional e conquistar novas oportunidades também exige gestão. Ou seja, dominar o método, ter disciplina e organização é fundamental para alcançar os objetivos. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


22 de fevereiro de 2021 | Atualizado dia 19 de fevereiro de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Maturidade de gestão

Aumente a maturidade de gestão para se destacar na Saúde

Os pilares da maturidade de gestão na Saúde que destacam gestores são: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologia, processos e pessoas…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Experiência do colaborador: estratégia para se destacar na Saúde

Percepções e sentimentos refletem na entrega dos resultados, por isso, é fundamental investir na boa experiência do colaborador Por Editorial…Leia mais.

Carreiras

05 habilidades para crescer se destacar na Saúde

Perfil empreendedor, liderança, habilidades gerenciais, atualização profissional, e bons relacionamentos são fundamentais para se destacar na Saúde Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos