Voltar

Saúde: crise ou novas oportunidades profissionais?

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Conhecer e saber aplicar conceitos modernos de gestão é um diferencial competitivo para novas oportunidades profissionais

Por Roberto Gordilho

Diversas são as transformações que estão acontecendo na Saúde. Para algumas organizações, trata-se de uma crise no setor. Porém, para quem está preparado para as transformações, deve reconhecer o surgimento de novas oportunidades profissionais. Desde a convergências das novas tecnologias, o surgimento de clínicas populares e formas de acesso aos serviços via web, até o grandes conglomerados de Saúde, o setor está passando por mudanças rápidas e disruptivas.   

E para compreender que as mudanças são uma oportunidade para a carreira, os profissionais da Saúde devem dominar as principais funções de gestão. 

Funções de gestão

Médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, e todas as profissões que operam na assistência pode ocupar um cargo de gestão. Porém, com as transformações que estão revolucionando a Saúde, os conceitos tradicionais de administração já não são suficientes para os profissionais que almejam estar à frente de uma organização de Saúde. 

Por exemplo, na formação acadêmica em medicina tradicionalmente os profissionais com esse preparo adquirem conhecimentos de gestão somente ao longo da prática no mercado. O modelo de graduação que concebe médicos atualizados e capazes de se adaptarem às transformações do setor deve seguir três pilares: 

  • Assistência: profissional que segue condutas baseadas em evidências do ponto de vista da ética e da moral. As melhores práticas são baseadas nos melhores estudos.
  • Gestão: o profissional deve saber administrar baseado nas melhores práticas de gestão. Todavia, também necessita possuir perfil de liderança, capacidade de trabalhar em equipe, gerenciar processos, pensar soluções individuais e coletivas.
  • Educação: é capacidade de orientar o paciente e torná-lo corresponsável pelo tratamento, falar de forma clara e objetiva; um profissional que ensina e produz conhecimento.
Profissionalização

Ou seja, na Saúde o movimento de profissionalização da gestão tem sido percorrido cada vez mais pelas instituições. Dessa forma, os hospitais estão buscando formar ou contratar gestores que consigam entregar resultados. E nesse sentido, o conceito de profissionalização significa é entregar resultado. Porém, para é preciso saber que resultado a organização necessita. Logo, o gestor tem de saber definir um extrato, seja na área ou setor de atuação direta. E para isso também se faz necessário definir estratégias e processos.

Pessoas e processos

Assim, os gestores que vão se destacar no atual ambiente de transformação devem saber gerenciar pessoas, para que os processos sejam seguidos de forma eficaz. Além disso, os recursos humanos precisam de capacitação, orientação e engajamento para se relacionarem com a tecnologia e gerenciar dentro do âmbito da sua atividade o uso das ferramentas. Tudo isso é gestão.


28 de fevereiro de 2020 | Atualizado dia 28 de fevereiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Qualidade em Saúde: história e definição

Ao longo da evolução mercadológica, a preocupação com a entrega dos serviços e produtos tomou contornos cada vez mais profissionais…Leia mais.

Gestão da Saúde

O Business Canvas no valor para a Saúde

Na aplicação do Business Canvas, o objetivo fundamental deve estar em destaque e merece atenção primária dos gestores em Saúde:…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tecnologia é meio, o diferencial é cultura 2

Colaboradores mais ativos devem ter como foco atender um cliente que busca promoção à saúde, e não tratamento e cura,…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos