Voltar

Networking: a rede fundamental para se destacar na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Para fazer parte das novas oportunidades no mercado, é preciso ter relacionamentos estratégicos: esse é o fundamento do networking

Por Roberto Gordilho

O networking é fundamental para fazer parte das novas oportunidades na Saúde. Significa criar uma rede de contatos de bons profissionais, focados no crescimento de carreiras e negócios. Criar esse grupo, contudo, demanda não apenas conhecer diversas pessoas. É preciso ter habilidades e estratégias de estímulo à atração desses contatos. Fazer gestão, estar atualizado com os conceitos modernos de gerenciamento são alguns dos requisitos para se destacar e chamar atenção desses grupos. 

Mundo digital

As novas formas de relacionamento e interação acontecem no mundo digital. Portanto, é preciso fazer parte das mídias mais condizentes com o perfil de carreira que está em busca. Além disso, para se destacar pelo networking o profissional deve saber como se comportar e relacionar de acordo com cada tipo de plataforma. Por exemplo, o LinkedIn é um ambiente voltado para a troca de informações e experiências profissionais. Portanto, a alimentação das relações ali tem um propósito definido. 

Apresente resultados

Atrair novas pessoas para a rede de contatos é um dos grandes desafios do networking. Para isso, é preciso ser um bom profissional e estar sempre em busca do reconhecimento e destaque – dentro e fora da organização de Saúde. Isso se faz com uma boa gestão de processos, ter um perfil de liderança que valoriza o capital humano, entregar resultados empresariais e saber como apresentá-los. 

Tenha objetivos

A rede de contatos pode ajudar o profissional a atingir as metas de carreira. E, para que isso aconteça, é fundamental saber onde se quer chegar. As pessoas compartilham de objetivos em comum. Buscam atualização profissional e traçam um caminho para o crescimento. Dessa forma, é fundamental estabelecer objetivos a médio e longo prazo para sua carreira. Assim será possível conhecer pessoas que possuem perfil para facilitar a caminhada. 

Olhe ao seu redor

O networking pode ser iniciado pelos profissionais que fazem parte da rotina nos negócios. Ou seja, muitas vezes as pessoas que podem impulsionar carreiras estão dentro da organização de Saúde. E reconhecer isso é uma habilidade que confere destaque. Afinal, é preciso se relacionar bem com as pessoas em todos os níveis de hierarquia. Seja útil e esteja disposto a sempre ajudar quem precisa.

O networking é relacionamento. Portanto, uma via de duas mãos. As pessoas vão se interessar por outras que apresentam habilidades e conhecimentos que proporcionam evolução profissional. Assim, domine os conceitos de gestão e liderança para ser uma pessoa de interesse e se destacar no setor.

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


21 de abril de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O mundo se tornou omnichannel, a Saúde não pode ficar de fora

O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais de comunicação do negócio para otimizar a experiência do cliente…Leia mais.

Transformação Digital na Saúde

Novas tecnologias: você ainda trabalha no analógico?

Inteligência artificial, IOT, impressão 3D e Blockchain são novas tecnologias que, apesar do nome, já são comuns na condução dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos