Voltar

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização

Por Editorial GesSaúde

Melhorar a eficiência do negócio é um desafio constante para os gestores na Saúde. A complexidade do setor e a alta concorrência demandam que as organizações tenham um bom planejamento estratégico para garantir a fluidez dos processos e a operacionalidade da instituição. Por isso, uma das ferramentas mais utilizadas para traçar ações que serão executadas ao longo do planejamento estratégico é o 5W2H. O termo deriva do inglês: 5W: what (o que será feito?), why (por que será feito?), where (onde será feito?), when (quando?), who (por quem será feito?) e 2H: how (como será feito?), how much (quanto vai custar?).

Assim, na gestão da Saúde o 5W2H proporciona ao executivo possibilidades de estruturar ações para alcançar os objetivos traçados no planejamento estratégico. Ou mesmo para corrigir possíveis falhas e aplicar ajustes em processos. Afinal, as ações formuladas devem ser implantadas para solucionar os problemas identificados no diagnóstico organizacional.

Definição

Então, para que 5W2H seja aplicado de maneira prática e facilitadora para a gestão do planejamento estratégico, a ferramenta pode ser desmembrada em uma planilha ou arquivo de texto. Ou seja, para cada etapa o gestor vai especificar e detalhar os problemas e ações que devem ser executadas. Por exemplo:

  • What (o que será feito?): realizado o diagnóstico organizacional, o gestor deve aqui descrever a ação de correção a ser executada;problema ou meta
  • Why (por que será feito?): o problema ou meta descrito no planejamento estratégico é especificado nesta categoria da planilha; 
  • Where (onde será feito?): aqui é registrado a área ou departamento em que o objetivo deve ser alcançado ou ação a ser implantada;
  • When (quando?): ainda com base no planejamento estratégico, esta etapa especifica quando a estratégia será aplicada e o período de duração necessário;
  • Who (por quem será feito?): quais serão os gestores e colaboradores envolvidos na ação a ser implantada;
  • How (como será feito?): qual será a metodologia aplicada e os processos necessários para a execução da ação;
  • How much (quanto vai custar?): aqui deve ser levantado o custo, recursos materiais e capital humano requeridos para desempenhar a tarefa.

Eficiência


Ao estruturar todas as intervenções necessárias para melhorar a operação da organização de Saúde, o gestor adquire maior domínio do negócio. Dessa forma, o 5W2H apresenta de forma estruturada todas as etapas da execução das ações esboçadas no planejamento estratégico. A ferramenta pode ser traçada de forma documental e compartilhada com outros gestores e membros da equipa. Assim, o objetivo a ser alcançado é comunicado com toda a instituição ampliando a eficiência na condução das ações.

Leia também:

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Maturidade de Gestão: vídeos mais acessados de 2019


30 de janeiro de 2020 | Atualizado dia 29 de janeiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Carreiras

Melhore a gestão do tempo e desenvolva sua carreira na Saúde

Para uma boa gestão do tempo é imprescindível saber planejar e ter foco nas metas e rotinas importantes para a…Leia mais.

Carreiras

Metodologia Lean destaca gestores pela eficiência

Os resultados da metodologia Lean são visíveis e requerem estratégias de baixo investimento e altamente focada nas pessoas Por Editorial…Leia mais.

Maturidade de gestão

Aumente a maturidade de gestão para se destacar na Saúde

Os pilares da maturidade de gestão na Saúde que destacam gestores são: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologia, processos e pessoas…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos