Voltar

Prepare-se para as mudanças no mercado de Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Consolidações, aquisições e transformações nas organizações filantrópicas estão abrindo oportunidades no mercado de Saúde

Por Editorial GesSaúde

O número de cargos de gestão e apoio aos serviços assistenciais do mercado de Saúde devem crescer 64% este ano. Um dos fatores que acelerou esse crescimento foi a crise Covid-19, que sobrecarregou o SUS (Sistema Único de Saúde) em 2020. A informação faz parte de um levantamento realizado pelo LinkedIn. Porém, essa tendência no mercado de Saúde deve perdurar nos próximos anos. Isso porque, diversas outras transformações fazem com que as organizações busquem por profissionais capacitados e que entregam resultados – os gestores extraordinários da Saúde. 

“A perspectiva é que em 5 anos a Saúde tenha seis grandes redes que vão dominar cerca de 60% do mercado: de operadoras e hospitais, principalmente”, analisa Roberto Gordilho, CEO da GesSaúde, professor, palestrante e apresentador do canal GesSaúde no YouTube. Diante da perspectiva, o especialista acrescenta que o mercado de Saúde vivencia uma corrida pela contratação de gestores atualizados e capacitados para imergir no novo cenário. Resultados, conhecimentos sobre novos modelos de gestão e perfil de liderança fazem parte das características do profissional que está na mira das organizações de Saúde.  

Transformações

Outras mudanças no mercado de Saúde fazem parte desse impulso por gestores extraordinários:

  • Filantrópicas: as entidades filantrópicas, principalmente as Santas Casas, também estão passando por mudanças. A crise do coronavírus reforçou o papel dessas entidades de principal suporte aos SUS. Equilíbrio financeiro, um novo modelo de cultura organizacional e gestão de recursos humanos eficaz estão no conjunto de habilidades que as filantrópicas necessitam;
  • Grandes redes: Hapvida, Amil e Notredame Intermédica são alguns exemplos das grandes redes que estão dominando o mercado de Saúde. Porém, nas operadoras existe ainda o movimento de integração das Unimeds;
  • Clínicas: elas também estão se consolidando. Por exemplo, a Rede D’or apresentou a intenção de adquirir novos ativos, principalmente clínicas de oncologia.
Medicina personalizada

Infraestrutura, administração financeira e governança fazem parte do conjunto de áreas que evoluíram e permitiram tornar o mercado de Saúde nacional apto para avançar na medicina personalizada. A informação faz parte do estudo Medicina personalizada na América Latina – 

Universalizando a promessa de inovação que apresenta o Brasil no ranking junto ao Uruguai, Argentina, Costa Rica e Colômbia. A medicina personalizada está em desenvolvimento na Saúde suplementar. Contudo, demanda maturidade de gestão para transpor os desafios de adotar novas tecnologias, mudanças nos modelos de gestão, pagamento, faturamento e relação com prestadoras de serviço. 

O novo cenário do mercado de Saúde exige que os profissionais se capacitem e estejam preparados para vivenciar as oportunidades que estão surgindo. Portanto, os são os gestores extraordinários da Saúde que fazem parte da lista de interesses das organizações. 

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


10 de fevereiro de 2021 | Atualizado dia 10 de fevereiro de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Transformação Digital na Saúde

Como concorrer com os negócios que nascem digitais

Empresarialização da Saúde mostra às organizações o poder de negócios que nascem digitais por natureza, como as startups; a corrida…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Medicina digital: 05 tecnologias que transformam a profissão

Da operação robótica até a inserção da ciência de dados, a medicina digital permite que profissionais e organizações ampliem suas…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos