Voltar

Reconhecimento: tenha metas e objetivos claros

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Para conquistar o reconhecimento na Saúde, é importante saber traçar metas, objetivos e estratégias para alcançá-los

Por Editorial GesSaúde

Saber lidar com os desafios da Saúde deixou de ser um diferencial para o alcance do reconhecimento profissional. Com as transformações acontecendo de forma quase imprevisível, as organizações precisam de profissionais que contribuam com a sustentabilidade do negócio. Assim, para se destacar no mercado, o profissional precisa adotar um perfil gestor: saber traçar metas e objetivos claros. Além disso, é preciso ter eficiência na execução das rotinas. O reconhecimento é fruto do resultado alcançado por dessas duas habilidades.

Eficiência

O profissional que busca por destaque no mercado compreende a essência de ter eficiência no trabalho. Isso significa alcançar os resultados com menos esforço e redução de custos e despesas. É uma estratégia que demanda não apenas conhecimento. Mas, também, mudança no modelo de pensar gestão. Ou seja, ao traçar objetivos, o gestor deve focar nos resultados e na contribuição para o crescimento sustentável da organização. Uma vez estabelecido o objetivo, as metas devem ser estipuladas de forma realista e condizentes com o perfil das equipes. Por exemplo:

  • Eficiência nos processos: É fundamental que os processos sejam conduzidos por pessoas capacitadas. Além disso, é necessário que tenham fluidez e integração com demais áreas da instituição. O objetivo, portanto, é estruturar bem os processos e qualificar os colaboradores. Uma das metas são as entregas alinhadas com as demandas de processos de outras áreas. 
  • Eficiência na liderança: o profissional que se destaca no mercado e dentro da organização de Saúde possui um perfil moderno de liderança: sabe fazer com que as pessoas tenham aspirações compartilhadas. Se destaca o líder que conquista o engajamento pelo próprio exemplo. Assim, o objetivo do bom líder é conquistar a confiança das pessoas. E, consequentemente, o engajamento das equipes (meta).

No cotidiano da Saúde, o profissional deve estipular objetivos para médio e curto prazo. Aqui se encaixa a avaliação cotidiana dos processos como forma de monitorar o andamento das atividades e melhorar a entrega de resultados. Desse modo, as metas devem ser acompanhadas e avaliadas constantemente. Esse é o perfil de gestor que, por agregar valor ao trabalho, se destaca no mercado e dentro das organizações. 

Independência

Conquistar o reconhecimento profissional é uma ação que não depende de terceiros. Deve surgir da energia do profissional e da capacidade de estipular objetivos, traçar metas e entregar resultados para cada situação do negócio. O próprio trajeto para o reconhecimento demanda a construção de objetivos e metas de carreira. Portanto, é uma ação ativa e estratégica do profissional da Saúde. Metas e objetivos são um eficiente guia para quem busca pelo reconhecimento. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


19 de fevereiro de 2021 | Atualizado dia 12 de fevereiro de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Maturidade de gestão

Aumente a maturidade de gestão para se destacar na Saúde

Os pilares da maturidade de gestão na Saúde que destacam gestores são: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologia, processos e pessoas…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Experiência do colaborador: estratégia para se destacar na Saúde

Percepções e sentimentos refletem na entrega dos resultados, por isso, é fundamental investir na boa experiência do colaborador Por Editorial…Leia mais.

Carreiras

05 habilidades para crescer se destacar na Saúde

Perfil empreendedor, liderança, habilidades gerenciais, atualização profissional, e bons relacionamentos são fundamentais para se destacar na Saúde Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos