Voltar

Transformação digital e novas oportunidades da Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

O setor está caminhando para a estabilidade e o processo de transformação digital vai impulsionar carreiras para as novas oportunidades que estão surgindo

Por Roberto Gordilho*

Novos modelos de operação dos negócios e uma cultura digital aplicada aos serviços e produtos na Saúde. Essas são algumas das mudanças que fazem parte do processo de transformação digital no setor e que foi acelerado pela pandemia Covid-19. Para as carreiras, é o momento de compreender as novas demandas, somar experiências e conhecimentos para fazer parte das novas oportunidades que estão surgindo. 

Em recente estudo realizado pela KPMG, a Saúde foi apontada como um dos 40 setores que caminham para o retorno ao “normal”. Os negócios, porém, estão cada vez mais focados na busca pela eficiência e proximidade com os clientes. O papel da transformação digital é justamente de permitir um novo modelo de operação e investimentos na Saúde. É por isso que os gestores devem ampliar e renovar as habilidades de gestão.

Liderança

Liderar e envolver pessoas na transformação digital é outra capacidade que vai promover profissionais para o reconhecimento. Em entrevista ao portal Saúde Business, a sócia líder de Healthcare & LifeSciences da KPMG, Sheila Mittelstaedt, explica a importância das pessoas dentro da transformação que o setor está passando. “Dado que saúde é altamente dependente de pessoas, a busca por eficiência deve pressionar prestadores a reverem operações e planos de investimento em tecnologia e soluções para desafogar as operações clínica e não clínica, reduzindo o modelo focado unicamente em hospitais, alinhando-se às mudanças nos hábitos dos consumidores.

Tendências

Conheça alguns cenários da Saúde apresentados pelo levantamento “Tendências e a nova realidade – 1 ano de covid-19” e que permite o surgimento de novas oportunidades para as carreiras:

  • Aceleração da transformação digital na cadeia de valor, com canais digitais voltados para a aproximação com o cliente-paciente (telemedicina, por exemplo);
  • Alianças estratégicas e consolidações;
  • Adoção de novos modelos de negócios, indústria com maior proximidade do cliente-paciente;
  • Jornada de trabalho remota: o levantamento da KPMG prevê que o back office apresenta um gradual retorno ao modelo presencial, mas o home office será mantido em diversos casos.
Atualização

A velocidade das transformações e a concorrência são outras características que vão prevalecer aceleradas na Saúde. Portanto, os gestores devem focar em atualizar conhecimentos e conquistar novas habilidades de gestão o quanto antes. É preciso estar a par das novas tecnologias, ferramentas orientadas para otimização de processos e, principalmente, dominar estratégias de liderança para auxiliar as equipes a se envolverem com a transformação digital.

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


26 de maio de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos